Guia rápido criação de fichas Vampiro a Mascara- V20

*Então, você acaba de entrar numa esa de Vampiro e te um dia para entregar a ficha. Aqui oque você precisa saber. Guia rápido para disléxicos e apressados.*




Tutorial criação de ficha (ver pg. 77 adiante para mais detalhes, capítulo 3)

Sua ficha básica é composta de:


  • Conceito
  • natureza e comportamento
  • Clan
  • Atributos e Habilidades

  • Disciplinas
  • Virtudes
  • humanidade
  • força de vontade
  • Bloodpool (pontos de sangue)
  • Geração
  • Background
  • Meritos e fraquezas (opcional)
  • Preludio de personagem (historia e caracteristicas físicas/comportamentais)

Observações:

A personagem pode possuir degenerações mentais opcionais.
Certas disciplinas possuem linhas de rituais.
Algumas habilidades, atributos, disciplinas e a distribuição de pontos podem mudar de versão para versão de Vampiro a mascara, porém a estrutura da ficha é basicamente a mesma.


Escolha concept, Clan, Nature, and Demeanor.


conceitos:

(entre outros)


Clans: Malkavian, Ventrue, Toreador, Brujah, Nosferatu, Tremere, Gangrel, Caitiff.

                                    (capítulo 2 pg 37 e wiki para detalhes)



Arquétipos (Nature and Demeanor):

Nature/natureza é aquilo que você é.
Demeanor/comportamento é como você se mostra para os outros.

Em questões mecânicas eles definem circunstâncias onde seu personagem retoma força de vontade (willpower).


*Dica: Pensar nos dois como complementares ou um mecanismo de proteção, consequência da besta, são algumas ideias para escolher além de trabalhar com o conceito e história da personagem.



*Tanto no conceito quando natureza e comportamento podem ser negociados com o storyteller (gm) a fim de melhor adaptar para o personagem.




(ver pg81 para lista de arquétipos e pg.87 adiante para descrição completa)



Distribuição de pontos: 

Observação: o custo inicial de cada ponto é 1 com exceção de freebies. Depois da criação da ficha a tabela de xusto de XP será utilizada.



Atributos:
Você irá priorizar um dos atributos (mental, físico, social) e seguindo o nivel de prioridade derá os seguintes pontos para gastar (7/5/3).
Sua personagem tem automaticamente um ponto em todos atributos.

Habilidades:
Priorize entre talentos, skills e conhecimento (13/9/5) 
Não é permitida nenhuma habilidade acima de 3 pontos na criação da ficha.


Especialidade:
Você pode escolher uma especialidade em atributos ou habilidades acima de 4 .Cada vez que fizer uma rolagem usando a especialidade todo 10 será contado como 2 sucessos.
exemplos de especialidade: um ladrão pode ser especializado em arrombamento ou furto, alguém com força pode ser especializado em levantar peso, etc.

Disciplinas:
(3) pontos para distribuir entre skills do Clan como quiser.

Backgrounds:

(5) Qualquer um listado. (pg 82 para lista resumida, pg110 adiante descrição completa)

Virtudes:
(7) para distribuir entre coragem, consciência e autocontrole. Sua personagem tem um ponto em cada automaticamente.

Humanidade= consciência + autocontrole

Força de vontade (willpower)=  coragem



Freebie:
(15) pontos grátis para distribuir



Merits and flaws 
Isso é um passo extra á sua escolha.

Escolha defeitos (limite de 7 flaws) que podem ser usados para adquirir 7 pontos em méritos ou freebies (até 22).**


Bloodpool:

Valor nutricional do sangue, não é referente a quantidade.
A blood pool é a potência do seu sangue,  quanto sangue você tem e o quanto pode gastar por turno. É determinada pela sua geração.
Mais informações Chapter Six, under “Using Blood Pool” on p. 268.



Geração 
Quantas gerações o vampiro é afastado do vampiro original, quanto mais baixa mais forte o vampiro, quanto mais alta mais fraco.



12 e 13 para neonatos comuns
14 e 15 para Caitiffs (thin-blood ou sangue fraco)


Pode apenas ser mudada com o background de geração.




Jogando com Caitifas:


Sangues fraco sofrem menos a maldição de Caim, recebem menos dano de sol e acordam mais facilmente a noite e alguns conseguem ingerir comida. Sua biologia é mais próxima de uma imitação da humana.

Conseguem desenvolver disciplinas (algumas estranhas) sem aprender podendo começar com disciplinas de qualquer clã.
Porém, não conseguem desenvolvê-las ao máximo. Máximo de 4 pontos para geração 14 e máximo de 3 pontos para geração 15.


Role playing como Caitiff: 

Caitiffs não possuem defeito de clã, eles são “sem clã” num mundo onde clãs são tudo, ao invés de um defeito comum eles tem de lidar com a exclusão social. A maioria os trata com medo ou suspeita, a maioria dos principes não permite sua permanescia em uma cidade e muitos podem de caçar. A dificuldade esta menos para ser alvo de deboche e mais para “você é negro no sul dos estados unidos nos anos 60” nivel de dificuldade.

Alguns membros mais jovens tendem a ser mais tolerantes, anarquistas emm sua maioria e membros de clãs baixos como nosferatu. 
Há também a dificuldade de entender sua própria condição já que a maioria dos caitiff é deixada sozinha no mundo sem mentor.
Conhecimento e saber ser util são duas coisas que aummentam a sua chance de sobrevivência.






(profissões como exemplo. Retirado do V5)


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